segunda-feira, 13 de outubro de 2008

A vida é hoje

Já criei o blog há 15 dias e ainda não tinha "estreado". Ensaiei alguns temas e assuntos que surgiram, tentando escolher qual seria o primeiro. Enfim, não tenho certeza ainda se escolhi o que achei melhor ou se simplesmente cansei de escolher! Mas aí vai...

Engraçado quando percebemos o que nós mudamos em nós mesmos - de ponto de vista, de ideal, de opinião. Eu tenho percebido bastante isso nos últimos 2 anos e essa era uma frase que pra mim tinha uma conotação totalmente negativa...: "curtir" ou "aproveitar a vida" pra mim tinha um efeito quase de ira. Eu simplesmente não compreendia no sentido que compreendo hoje.

"Aproveitar a vida" pra mim sempre estava relacionado a dar uma despirocada - sempre ouvia de quem de certa forma buscava justificar atitudes meio inconseqüentes. Pior - aproveitar a vida era encher a cara e ficar com todo mundo, basicamente. Agir dessa forma nunca fez muito meu perfil, então eu ficava com uma má impressão, uma sensação de que curtir a vida não podia ser só isso, já que pra minha vida não tinha a menor graça. O grande desafio foi lutar pra não achar que todo e qualquer um que comprasse esse discurso era tonto, e tentar então pensar como eu aproveitava a minha vida, se não desse jeito...

E o diferente é que hoje eu enxergo um novo significado para isso. Ou melhor, pra mim, "aproveitar a vida"tem um significado! Curtir cada momento é realmente possível e desejável.

Relevar desavenças, prestar atenção num pôr-do-sol no meio de um dia de trabalho, abraçar sinceramente as pessoas, suspirar com comédias românticas, rir com amigos, relembrar da infância com os parentes, inventar uma receita, ficar feliz com o armário que acabou de arrumar, superar medos e inseguranças, andar por uma rua florida, chorar de alegria, embalar os sonhos ao ouvir aquela música, dormir "até acordar", trabalhar com o que gosta, sarar de uma dor de barriga, rir de si mesmo, esquecer o final da piada e rir de novo, acreditar andar em linha reta depois de umas a mais, sentir o coração acelerar de repente depois de uma lembrança, um e-mail, uma mensagem, um telefonema..., sentir o coração acelerar durante um beijo, saber que somos desejados, amar a natureza, amar os amigos, amar e ser correspondido, andar descalça...

Esses são os momentos a serem aproveitados... e o melhor é que essa lista vai estar sempre crescendo. Aproveitar a vida é fazer tudo o que podemos pelo simples fato de estarmos vivos - sentir o prazer de poder respirar, mastigar, falar, andar (só lembramos da dificuldade que é respirar com o nariz entupido quando ele entope, todo o tempo que ele funciona bem nós não prestamos atenção, mastigar e falar com dor de garganta ou dor de dente também é triste, e qualquer bolha no pé ou dor muscular faz a gente gemer a cada passo,entre outros exemplos desse tipo...) a cada vez que fazemos isso - ou pelo menos nos darmos conta disso às vezes!

Com esse novo significado tenho conseguido viver de forma mais intensa, mesmo. E mais uma vez percebendo as mudanças em mim mesma. Uma experiência nova e muito legal foi ir em um show sozinha (do Millencolin, que aconteceu nesse sábado, no Espaço das Américas). Coisa banal pra muitas pessoas, mas novo pra mim. Talvez em outras ocasiões não tivesse ido por não ter companhia. Fui comigo mesma e foi ótimo!!! Fiquei muito feliz de ter ido, aproveitei bastante e ainda deu pra ir num aniversário depois, onde tive uma conversa que me ajudou a perceber esse lance de sair só com a minha companhia: quando se está sozinho, na verdade se tem o mundo inteiro como companhia, e isso é que foi o máximo. Estar em um lugar compartilhando experiências com pessoas que não estão lá por você, mas estão com você vivendo a mesma coisa, o mesmo momento... Viajar sozinho então, deve ser o auge do "sozinho nada, tô com o mundo inteiro"...é o próximo passo, eu acho, hehe.

Bem, acho que por enquanto é isso. E tem uma outra coisa legal, que o próprio fato de criar o blog tá inserido neste contexto pra mim. Algo que sempre tive curiosidade, sempre quis, mas tinha receio.. nem sei de quê.. de quem ia ler? de quem ia gostar? de não ter coisas interessantes pra falar? Enfim... encanações à parte, superadas com esse post de início, nesta vida hoje mesmo, é assim que foi feito.

3 comentários:

Unknown disse...

Poxa, me identifiquei muiiito com seu blog. Com o post. Acho q tvz por estar passando pelas mesmas coisas, dilemas, pensamentos. Foi muito bom ler de alguém, da mesma idade, e formação, que não sou a unica a sentir essas coisinhas..
Espero q não se incomode de eu ir entrando...
Beijos

Moribe disse...

Muito agradável ler os textos do seu blog! Carpe diem!
Valorizar o "seu" momento e o "seu" espaço, é importante!
Infelizmente nem todos compreendem a dádiva da vida, do quão privilegiados somos ao termos saúde, amigos, o sol, o ar, a natureza...
Muitos só percebem a importância ao surgirem as dores, os infortúnios, as perdas e os sofrimentos, infelizmente.
Que continue "cultivando" o seu blog e compartilhe conosco os seus pensamentos e sentimentos expressos em textos interessantes.

Moribe disse...

Muito agradáveis os textos do seu blog!
Valorizar a si mesmo e suas experiências é importante.
Buscar o seu espaço, criar o seu momento.
Pensar e sentir são o que diferem o ser humano de outras espécies! Saber aproveitá-los no entanto não têm sido a tônica, infelizmente.
Sorrir, viver, enxergar, escutar, agradecer, perdoar, ser humilde, generoso, gentil, amar. Tantos verbos e adjetivos "humanos" e ainda assim, há pessoas que desperdiçam sendo "selvagens" ou "ignorantes" seja com o próximo seja com a natureza.