terça-feira, 31 de março de 2009

Mais sobre a tatuagem...


Amor como estilo de vida

Engraçado pensar como uma figura tão pequena pode ter um significado tão grande! Mas, se não fosse assim, pra mim não teria sentido passar a vida toda com uma marca que não representasse nada importante.

O primeiro significado é justamente esse: a vida toda. Um desenho que eu fiz neste local com uma caneta me fez pensar sobre um monte de coisas . Enquanto passava 2 semanas retocando com a caneta para que o desenho não se apagasse , fui gostando da idéia de não ter que retocar mais – e uma vez que me convenci, não restava mais nenhuma dúvida, somente a certeza de que, com tantas coisas na vida que são permanentes independente de estarmos de acordo ou não, é muito bom poder decidir algo que queremos que seja pra sempre.

E nesse desenrolar de idéias, fui delineando aos poucos o que meu desenho simbolizava pra mim :

Coração: apesar de simples, o fato de eu mesma ter desenvolvido o desenho já é bem importante. Mas, enfim, isso não muda o fato de este ser o símbolo do amor. Mas o amor em sua forma mais ampla – amor é respeito, amor à vida e aos seres vivos, amor à natureza, amor ao próximo, amor como a melhor maneira de conduzir nosso dia-a-dia, nossas relações, nossos sonhos – amor como estilo de vida... E o coração está em um lugar que possa sempre me lembrar, em meio ao turbilhão que é a vida , dentre todos os “pra sempre que não podemos escolher”, de nunca deixar de viver cada minuto da minha existência com amor.

O coração não fecha: isso porque não há uma definição “padrão” e nem concreta do que é amor. Não se tem controle e nem é algo que necessariamente se encerre nele mesmo.

As metades não são iguais: quase que complementando o significado acima, porque o amor nunca é igual - as pessoas nunca amam igual, o amor em um relacionamento nunca é igual ao de outro. E ainda são assim as pessoas – diferentes, e pronto. Mas isso não impede que o amor exista (as metades são diferentes mas ainda formam um coração), muito pelo contrário - amar é também amar as diferenças.

Finalmente, essas reflexões todas acerca de uma figura, e a única maneira de eternizá-la é por meio de uma tatuagem. Daí a certeza de querer que realmente esse símbolo existisse em mim enquanto eu existir foi tão inexorável : sim, uma tatuagem dói, mas que outra maneira de me lembrar que esse mesmo amor pela vida, único, que respeita as diferenças, que tanto prezo também é o mesmo que pode machucar tanto?!

Um comentário:

Unknown disse...

Rachel... parabéns!!!! não só pelo seu jeito de ser.. mas também por sua educação.
você escreve como quem pensa que o mundo poderia ser melhor do que é hoje, de um jeito as vezes inocente de achar que as pessoas pensam na vida futura, "dos outros", inclusive os filhos delas... mas infelizmente pra todos nós, a maioria de toda essa gente pensa apenas em si proprio e em como elas vão ganhar algo com isso!!
Mas não pense que isso é uma crítica negativa.. muito pelo contrário... acho que se as pessoas pensassem algo assim o mundo iria ser bem mehor do que é!!
e como disse parabésn por tudo!!

Daniel Oliveira